Governança Corporativa não é um fim, é um caminho que diz respeito a como as decisões são tomadas e como as empresas são dirigidas.
Toda empresa, independente de área, tamanho ou autonomia financeira, pode se beneficiar da Governança Corporativa.
Isso porque seu objetivo é criar um ambiente em que pessoa procurem voluntariamente cumprir regras e tomar as melhores decisões a curto e longo prazo na gestão empresarial.
Empresa familiar ou não, métodos da Governança Corporativa são bem vindos para grandes, pequenas e micro empresas.
A Governança Corporativa tem importância essencial para a continuidade do negócio. Seus princípios e instrumentos evitam:
E todos esses problemas são potenciais em qualquer empreendimento, sendo viável adaptar a Governança Corporativa para qualquer empresa. Sem grandes custos, é possível para implantar um modelo funcional à sua realidade.
Do pequeno ao grande porte, a Governança Corporativa garante:
Toda empresa deveria procurar adaptar princípios e técnicas de Governança Corporativa para proteger seus bens e garantir sua continuidade. É uma decisão importante que dará a empresa um diferencial no mercado.
Um dos instrumentos usados na implantação da Governança Corporativa é o uso de técnicas de gestão para refazer o Organograma da empresa.
Muitos problemas decorrem desse aspecto. Reformulá-lo é essencial para identificar problemas e reorganizar a empresa. Sem um bom organograma, nenhum empreendimento pode ser realmente eficiente.
Reunimos informações que poderão lhe auxiliar a aplicar na sua própria empresa.