Uma entrevista feita pela Hello Research afirma que, em janeiro de 2019, 54% dos entrevistados avaliavam que a crise financeira nacional entraria em 2020, em julho, esse número cresceu para 74% das pessoas.
Essa insegurança crescente no mercado tem feito muitos empreendimentos passarem por momentos críticos.
No entanto, empresas que possuem um sistema de Governança Corporativa implantado, tem demonstrado melhor desenvoltura e estabilidade diante de cenários de crise financeira, uma vez que possuem técnicas e princípios que fortalecem o planejamento empresarial a curto, médio e longo prazo.
Uma das ferramentas do sistema é o Conselho Administrativo, maior responsável pela estabilidade estratégica empresarial. (Como funciona um órgão assim?)
É o Conselho que passa a criar um plano estruturado contra Crises Financeiras, seguindo este passo a passo:
O Conselho deve analisar criticamente o estado atual da empresa e as estratégias propostas pelo conselheiros, analisando tendências internas e do tmercado, em cooperação próxima com a gerência.
Com base na visão de negócio aprovada pelo Conselho de Administração, a gestão desenvolve as bases da estratégia contra crise, e oferece diversas alternativas apropriadas com cenários positivos e negativos para cada uma delas.
O Conselho de Administração aprova a estratégia que promete um valor mais duradouro para a empresa, e que seja realmente viável, tendo em vista exigências dos recurso escassos da crise.
Então, as estratégias aprovadas são registradas resumidamente, e de cada uma delas se identificam os marcos mais importantes da implementação, para que possam ser monitorados no futuro possibilitando uma comparação entre o plano e a realidade.
A Alta Gestão se dedica a executar a as estratégia anteriormente definidas de forma focada e contextualmente adequada, seguindo o conceito de matrioshka (saiba mais sobre).
Assim, o Conselho passará a se reunir periodicamente monitorando as implementações, para assegurar que estão se adequando à crise financeira. Tal monitoramento, acompanha a situação atual de cada estratégia posta em ação, de forma a introduzir intervenções apropriadas caso haja divergência significativa em relação a estratégia inicialmente adotada.
Esses são alguns dos principais conceitos de Governança Corporativa para um plano de crise financeira. Sabemos que não existem fórmula pronta para implementá-los, mas que acompanhamento adequado é importante.
Adotar o que comprovadamente no Brasil e no Mundo vem fortalecendo os negócios é uma estratégia indispensável.
A Governança Corporativa pode ser implantada e adaptada para empreendimentos grandes, médios, pequenos e até em microempresas.