O estudo, “Report T.N.O.F.A”, apurou que empresas perdem 5% dos lucros ao ano com fraude.
Essas fraudes consistem em diversas práticas de funcionários contra a empresa, as quais não são identificadas pela alta gestão.
Esse tipo de manipulação leva as diretorias tomarem decisões baseadas em informações inverídicas manipuladas por seus gerentes. O que E isso impacta profundamente o futuro da organização.
Um dos meios de evitar tais perdas é incentivar o uso de Canais de Denúncias Independentes, para que a empresa resolva internamente os assuntos que seriam objetos de futuros litígios.
Outro exemplo de danos causados às empresas são processos judiciais que decorrem assédio moral ou sexual, cujas respectivas indenizações são fixadas, em média, em R$ 17.423,00, a serem pagas pela empresa.
A quantidade de denúncias e sua frequência mensal têm um volume cada vez maior com o passar dos anos.
Empresas como Localiza, White Martins, Jamef Transportadora e Duratex são exemplos de empresas que reconhecem esse crescimento das denúncias. Esse aumento gera mais segurança à empresa, uma vez que passará a resolver internamente problemas que seriam muito maiores nas mãos das autoridade competentes.
Vale ressaltar que o Canal de Denúncias só será eficaz, se a empresa garantir a confiança do colaborador de que não sofrerá retaliações.
Por isso, é indispensável que as denúncias cheguem à empresa através de uma empresa especializada ou setor especifico, que garantirá o anonimato ao repassar os fatos à Alta Gestão.
Administrados por profissionais, os canais devem ser mantidos com zelo e seriedade. Se reportando exclusivamente aos setores previamente definidos. São exemplos de canais de denúncias: