contato@axiscorporativo.com
(82) 99961-5519 / (82) 99999-0323
AXIS > Services > Benefícios Governança > Gestão em crise financeira: como manter as portas abertas

Gestão em crise financeira: como manter as portas abertas

Gestão em crise financeira como manter as portas abertas

Uma entrevista feita pela Hello Research afirma que, em janeiro de 2019, 54% dos entrevistados avaliavam que a crise financeira nacional entraria em 2020, em julho, esse número cresceu para 74% das pessoas.

Essa insegurança crescente no mercado tem feito muitos empreendimentos passarem por momentos críticos.

No entanto, empresas que possuem um sistema de Governança Corporativa implantado, tem demonstrado melhor desenvoltura e estabilidade diante de cenários de crise financeira, uma vez que possuem técnicas e princípios que fortalecem o planejamento empresarial a curto, médio e longo prazo.

Conselho Administrativo

Uma das ferramentas do sistema é o Conselho Administrativo, maior responsável pela estabilidade estratégica empresarial. (Como funciona um órgão assim?)

Gestão em Crises Financeiras

É o Conselho que passa a criar um plano estruturado contra Crises Financeiras, seguindo este passo a passo:

 

1. Desenvolvendo Estratégias

O Conselho deve analisar criticamente o estado atual da empresa e as estratégias propostas pelo conselheiros, analisando tendências internas e do tmercado, em cooperação próxima com a gerência.

Com base na visão de negócio aprovada pelo Conselho de Administração, a gestão desenvolve as bases da estratégia contra crise, e oferece diversas alternativas apropriadas com cenários positivos e negativos para cada uma delas.

2. Ratificação da Estratégia

O Conselho de Administração aprova a estratégia que promete um valor mais duradouro para a empresa, e que seja realmente viável, tendo em vista exigências dos recurso escassos da crise.

Então, as estratégias aprovadas são registradas resumidamente, e de cada uma delas se identificam os marcos mais importantes da implementação, para que possam ser monitorados no futuro possibilitando uma comparação entre o plano e a realidade.

3. Implementação da Estratégia

A Alta Gestão se dedica a executar a as estratégia anteriormente definidas de forma focada e contextualmente adequada, seguindo o conceito de matrioshka (saiba mais sobre).

 

4. Monitoramento de Estratégias

Assim, o Conselho passará a se reunir periodicamente monitorando as implementações, para assegurar que estão se adequando à crise financeira. Tal monitoramento, acompanha a situação atual de cada estratégia posta em ação, de forma a introduzir intervenções apropriadas caso haja divergência significativa em relação a estratégia inicialmente adotada.

 

PRÁTICA DOS PASSOS NA EMPRESA

Esses são alguns dos principais conceitos de Governança Corporativa para um plano de crise financeira. Sabemos que não existem fórmula pronta para implementá-los, mas que acompanhamento adequado é importante.

Adotar o que comprovadamente no Brasil e no Mundo vem fortalecendo os negócios é uma estratégia indispensável.

A Governança Corporativa pode ser implantada e adaptada para empreendimentos grandes, médios, pequenos e até em microempresas.