Cada vez mais empresas buscam a eficiência da rotina empresarial. E para isso um bom Organograma é a saída.
O organograma é a divisão e o modo como a empresa organiza os funcionários, com seus poderes e responsabilidades.
A falta de um organograma gera diversos conflitos internos no dia-a-dia empresarial, causando ineficiência de setores e prejuízos financeiros relevantes. Do mesmo modo, um organograma ineficiente gerando os mesmos problemas.
Para melhorar a comunicação, a qualidade das informações e a eficiência corporativa (+ Saiba mais aqui) é preciso fazer um organograma seguindo estes passos.
Os dois mais famosos organogramas são o vertical e o horizontal. O primeiro está ligado a uma organização mais rígida e tem uma hierarquia mais escalonada. O segundo propõe uma autonomiamaior apostando na eficiência e maior independência de setores, possuindo menos pessoas para se reportar.
Com uma diferença de menos hierarquias, o organograma horizontalizado propõe menos burocracia.
Do primeiro ao último cargo, todos devem ser listados com seus respectivos poderes e responsabilidades. Aqui encontra-se uma oportunidade de se aprofundar na funcionalidade atual da empresa.
É preciso conhecer não apenas no papel, mas ir até cada funcionário e entender o que ele faz de verdade. Assim, um elo entre a teoria e a prática poderá ser traçado dentro da empresa.
Monte seu esboço de organograma estabelecendo quem se reporta a quem em ordem hierárquica. E em vez de terminar o esquema, estruture o tópico seguinte.
Com o esboço montado, é preciso identificar os principais problemas de conflito entre cargos. Com todas essas as informações, é possível ter um panorama melhor da realidade na empresa.
Um organograma eficiente leva em consideração a funcionalidade das coisas, e com a utilização de algumas técnicas de Governança Corporativa, é possível aprimorar ainda mais a eficiência e a comunicação entre os departamentos.
Quanto mais informações de qualidade e menos conflitos internos, maior a eficiência empresarial!
Com os problemas identificados é possível organizar e sobretudo, corrigir erros operacionais diários do empreendimento. Eficiência é economia, e isso nunca pode ser esquecido.
Sabemos o valor de organizar o funcionamento total da sua empresa, e o quanto isso impacta a economia do orçamento anual. Ainda que não seja tão simples implantar, a Governança já é uma realidade constante no País e um grande número de empresas familiares e em crescimento tem adotado essa ferramenta estratégica de mercado.