Há uma expressão que diz: “Se a estratégia representa os tijolos, a cultura organizacional é a argamassa que mantém as paredes sólidas”.
É essencial que a empresa promova a mudança ou fortalecimento da cultura empresarial, estabelecendo comportamentos aceitáveis e deixando claro o que não é aceito na organização.
A eficiência corporativa está diretamente ligada a este fator, que pode ser transformado através de treinamentos adaptáveis.
Mudar o comportamento dos colaboradores, gerentes e da alta gestão não é uma tarefa simples, e requer um método eficaz.
Essa mudança pode ser alcançada através de método extraído de uma etapas de implantação do Compliance (conheça as outras etapas de implantação aqui). Os treinamentos adaptáveis são uma abordagem mais moderna, trazendo melhores adequações ao público alvo da introdução da nova cultura.
Realizar uma palestra não é suficiente. É preciso entender as pessoas com as quais se quer comunicar. Assim, precisará descobrir:
Como elas aprendem? Como se comunicam? Que tipo de interações elas mais gostam de fazer?
Um exemplo seria o uso da técnica 10:20:70, que poderá estruturar o caminho certo para mudar o comportamento de gerentes e demais funcionários. Esse método de aprendizagem empresarial é muito útil e eficiente. Com o conhecimento do passo 1 planeje uma agenda anual contendo:
10% de aprendizado formal;
20% de aprendizado com o(s) outro(s);
70% de aprendizado com a prática.
Com essa técnica de aprendizado, diferentes métodos podem ser aplicados durante o percurso desde que tenha essa proporção de teoria e prática.
Os aprendizados formais (10%) ocorrem do modo tradicional através de aulas, cursos, workshops etc.
Aprender com o outro (20%) vem de momentos de sociabilidade que devem ser fomentados, para haver troca de feedbacks, fóruns online etc.
O aprendizado na prática (70%) toma a maior parte do tempo, para aprender errando e fazendo. Essa etapa gera segurança e confiabilidade no funcionário de guardar a cultura e o trabalho que precisa realizar.